Joseph
April 8, 2020, 8:10pm
140
kr.leenders:
(…)
Há cerca de 45 anos costumava jogar voleibo l com um companheiro português. Foi graças a ele que comecei a ter interesse em Portugal. Ao longo do tempo tive a ideia de ir procurar emprego no ensino em Moçambique depois de acabar os meus estudos . Obviamente isto exigiu que eu aprendesse português. Em abril de 1979 entrei no comboio com destino a Lisboa. Fui sozinho e na intenção de praticar o pouco de português que já tinha aprendido. Depois de uma viagem inesque cível de 40 horas finalmente cheguei a Lisboa. Lisboa, nessa altura, estava na plena floração da Primavera e o cé u estava de um azul mágico. Percorri a cidade. A Praça do Comé rcio com uma luz deslumbrante, as ruelas de Alfama, os rapazinhos, de pé descalço, jogando futebol como verdadeiros Ronaldinhos à volta da estátua do D. Pedro IV ( o que não pare cia incomodá-lo [ou “ele parecia não se importar”] ), o exótico Jardim Botâ nico, Maria,… parecia que tudo tinha sido tirado de um romance do realismo mágico de Gabriel Gárcia Márquez. Deve ser esta experiência que até hoje em dia ficou a base da minha motivação para aprender português.
Afinal, nunca fui a Moçambique. Encontrei emprego no ensino na Argélia onde se fala francês. É por isso que na aprendizagem do português, o francês continua a ser a minha referência natural.
Em 2016 e 2017 voltei a passar férias de verão com a minha mulher em Portugal. Fomos à Serra de São Mamede no Alentejo. Tirei aulas de conversa em português durante as férias. No ano antes/anterior, já tinha retomado o estudo. Foi a minha simpática e excelente profesora que me sugeriu Practice Portuguese.
A minha atividade predilecta em Portugal: percorrer a pé os campos e as cidades, encontrar pessoas, sempre com o meu bloco de desenho sob o braço e um lápis na bolsa (hobby). É assim que aos poucos estou a fazer o meu Diário de desenhos de Portugal. Teria um grande prazer - se puder ser - em partilhar com vocês uns desenhos deste diário.
Abraço.
(Obviamente todos os conselhos para melhorar o meu português são bem vindos.)
Olá, @kr.leenders , e parabéns pelo texto em ótimo português, com uma história de vida interessante. Já temos um tópico para fotografias de Portugal ; acho que seria muito interessante vermos também desenhos de Portugal (ou desenhados cá)! Fica à vontade para partilhares os desenhos que quiseres.
3 Likes