"se" + Presente do Indicativo ou Futuro do Conjuntivo

Olá! Quando quero usar “se” para expressar uma condição, não sei pelo qual dos dois tempos devo optar. Por exemplo, não sei se a frase “Se tu queres,vamos ao cinema esta noite” é correta ou “Se tu quiseres, vamos ao cinema esta noite” é correta. Podia explicar as diferenças? Muito obrigada!

Acho que posso ajudar porque tive a mesma pergunta. (No entanto, devia saber que não sou português, por isso tome esta explicação com “um grão de sal.” :wink:)

O meu professor de português explicou-me que ambas formas estão correctas. A diferença é que o uso do indicativo é mais direto–por exemplo, “se tu queres” implica que há mais pressa, quase como “take it or leave it,”–enquanto o uso do conjuntivo deixa mais espaço para consideração.

Ainda assim, a forma que vejo com mais frequência é a forma com o conjuntivo. Mesmo no filme Terminator, para traduzir a frase famosa “come with me if you want to live,”–frase que foi dita numa situação muito urgente e sem tempo de reflectir–as legendas dizem “vem comigo se quiseres viver.”

TL;DR: Acho que quase sempre a forma preferida seria a forma com o conjuntivo. (Se eu estiver :innocent: errado, tenho a certeza que o Joseph responderá em breve.)

2 Likes

@Paul_C Muito obrigada pela informação! Beijinhos

@Jessica, tal como o @Paul_C disse muito bem, o conjuntivo é a forma preferida, sobretudo tendo em conta que o conjuntivo normalmente é modo ideal para expressarmos desejos ou hipóteses. O modo indicativo não só é mais direto, como também se aproxima mais do fato do que da hipótese - é como se já fosse garantido que a outra pessoa realmente quer ir ao cinema esta noite (talvez porque ela própria já o disse) e nós estivéssemos só a dar a nossa confirmação. Por exemplo, seria aplicável num diálogo assim:
Pessoa 1: Eu quero mesmo ir ao cinema hoje.
Pessoa 2: Pronto, então, se tu queres, vamos lá.

3 Likes

@Joseph Muito obrigada:)

1 Like