Pronuncia dos OS e EI

ola ao todos, minha pergunta e como pronunciar os “oos” quando não são realçados/salientados. Sempre se pronunciam como um U?
Existirem excepções que são pronunciados como um O?
por examplo. procura=prucura?, horror=urror? prometer=prumeter?
honesto=unestu? computador? você?
Quem sabe?

Olá, @marek. Em relação à letra O, só te posso dar três dicas: ó (com acento agudo) é pronunciado com som aberto(1), ô (com acento circunflexo) tem uma pronúncia mais fechada(2), e quando a letra O sem acento é a última letra da palavra, a pronúncia é como a da letra U(3). À parte dessas orientações, a letra O sem acento no meio das palavras pode ter várias pronúncias diferentes, e é preciso decorar, porque não há regras claras nesse caso.

(1) Ó / O aberto -> copo

(2) Ô / O fechado -> pôr

(3) O terminal -> Obrigado

Nos teus exemplos, vou indicar a pronúncia conforme os números acima:
Pro(1)cura | ho(1,2*)rro(2)r | pro(3)meter | ho(1,2*)nesto(3) | co(2)mputado(2)r | vo(1)cê
*1,2 quer dizer que as pessoas pronunciam das duas maneiras.

1 Like

ola Joseph, sabia que possa contar contigo responder!!! obrigado,
tudo soa lógical.
cumprimentos

De nada! :sunglasses:

ola. Mais uma Questão: as eis como nas palavras meio, maneira, deixar, queixar,
sao pronunciadas na mesma maneira pra todas palavras? quer dizer “meio” e igualmente pronunciado como “deixar”?

porque “podia”? achei que “possa” era certo também. so diferentes tempos? Não e? isso e porque a frase e uma conclusão e não uma esperança/desejo?

Para concordar com o verbo anterior: sabia que podia, ambos no imperfeito.

Sim, a pronúncia é igual em todas as palavras. Mas pode variar de região para região: em alguns sítios, diz-se mais EH-Y(1) e noutros mais AY(2).

(1) EH - os dedos

(2) AY - as meias

como ja achei, mas agora sou certo. muito obrigado.
Eu pessoalmente diria “deixar” mais como um EI mas “meio” mais como um AI. Jamais vice versa

1 Like

Sim, é verdade que às vezes se notam essas pequenas variações na pronúncia e não tem problema nenhum. Vou generalizar, mas na região da Grande Lisboa e centro litoral, acho que o som “AY” (2, na minha mensagem anterior) é o mais habitual. Em muitas partes do norte, sul, centro interior e ilhas, o som “EY” (1) tem mais presença :slight_smile:

Pode pesquisar cá a pronunciação fonético de muitas palavras portuguesas de varias lugares (Portugal, Brazil; mudar lugar aqui). É muito útil saber o Alfabeto Internacional Fonético, para distinguir os sons que se destacam doutros…

1 Like