Por favor, ajuda!

Sou um principiante. A minha mulher e eu vamos a Portugal em abril e ela tem doença celíaca. Escrevi um texto para dar aos restaurantes - alguém poderia ter a amabilidade de o verificar e ver se está corretamente escrito?

Eu tenho doença celíaca. Sou extremamente sensível ao glúten, mesmo em pequenas quantidades. Tenho que seguir uma dieta rigorosa sem gluten. Não posso comer nada que tenha tocado em glúten ou que tenha sido cozinhado na mesma superfície que algo que contenha glúten.Não posso comer nada que tenha tocado no glúten ou qualquer alimento que tenha tocado no glúten: por exemplo, os croutons colocados na salada deixam-me doente, mesmo que sejam retirados.

Estes são alguns dos alimentos que contêm glúten: pão, bolachas, molho de soja, pastelaria e tudo o que é feito com trigo, cevada, centeio, o aveia. Posso comer arroz, batatas, feijão, todo o tipo de legumes e fruta, ovos, queijo, leite, ou milho, mas estes devem ser processados numa instalação que não processe trigo. Sou pescador e não como qualquer tipo de carne.

Se alguma coisa com glúten tiver sido cozinhada numa frigideira ou num grelhador, ficarei doente se a sua comida for cozinhada nessa mesma frigideira ou grelhador, a não ser que sejam extremamente bem limpos.

O que pode cozinhar para mim?

Obrigado pela sua ajuda.

1 Like

Se ajudar, a Associação Portuguesa de Celíacos também tem uma proposta de texto, assim como listas de estabelecimentos recomendados com opções sem glúten: https://www.celiacos.org.pt/tourism/

1 Like

Muito obrigado!!!

1 Like