O verbo "poder" no futuro do presente simples - "Poderá"

Deparei-me hoje com a expressão “Ele PODERÁ TER-SE radicalizado.” Claro que o sentido pretendido não trata~se de uma acção futura, mas de algo mais condicional, ou seja, duma possibilidade passada. Tal como em inglês, “He MIGHT/MAY HAVE BEEN radicalized.” Explique o uso do tempo futuro do presente simples neste sentido, por favor. E posso igualmente dizer, “Ele pode ter sido radicalizado” ou “Ele poderia ter sido radicalizado”?
Muito obrigado.

1 Like

Olá, @nycmichaelm. O futuro composto (ou futuro do presente, em português do Brasil) pode ser usado para assinalar incerteza em relação a uma ideia, substituindo o pretérito perfeito simples, que sugere que essa ideia é factual. Ou seja:

• Fato presumivelmente confirmado: Ele radicalizou-se.
  • Suposição não confirmada: Ele poderá ter-se radicalizado.

Usar “Ele pode ter-se radicalizado” também é uma alternativa viável. “Ele poderia ter-se radicalizado” apenas me parece aceitável se quisermos colocar a hipótese num passado mais distante. Atenção também à diferença entre “ter-se” e “ter sido”. O primeiro é reflexivo e indica uma ação realizada pelo sujeito com impacto sobre si mesmo; o segundo indica uma ação realizada por outra pessoa :slight_smile:

1 Like

Muito obrigado, Joseph, por esclarecer!!!

1 Like