Nomes compostos - regra relativo ao género?

Tenho uma pergunta relativo ao género dos nomes compostos. Existe uma regra, qual palavra do nome composto é decisivo?

o guarda-chuva
o arco-íris
a beira-mar
a palavra-chave

(nestes exemplos o primeiro nome parece ser decisivo: o guarda, o arco, a beira, a chave)

MAS

o quebra-cabeça

(a quebra/a cabeça)

A minha pesquisa intensiva por agora não deu algo resultado. Não pareça ser um tema.

Alguém faça ideia?

Obrigada

1 Like

@ahnin, guarda-chuva e quebra-cabeça(s) são diferentes dos outros termos que indicaste, pois a primeira parte não deriva de um substantivo, mas sim de um verbo (guardar, quebrar). Os verbos não têm género associado - até onde sei, quando eles são usados para formar nomes compostos, estes nomes são masculinos por defeito. De resto, por norma, nomes formados por dois substantivos adoptam o género do primeiro substantivo.

1 Like

Olá Joseph, OBRIGADA pela explicação bem compreensível. A ideia de que se trata dum verbo conjugado passou-me ao lado. A palavra “o porta-chaves” encaixa-se com certeza da mesma forma.
A pesquisa acabou, que alívio :sweat_smile:

1 Like

De nada, @ahnin :smile: E sim, o ‘porta’ de porta-chaves também vem do verbo ‘portar’ (no sentido - hoje raramente usado - de carregar ou transportar algo).

1 Like

Admito, que tenho dificuldades em distinguir entre dum verbo conjugado ou dum nome, caso haja ambas as possibilidades. Resta aprender de cor. Obrigada Joseph

1 Like