Milho grosso (ou maís)

Maís é sinónimo de milho grosso? Qual a diferença entre milho e milho grosso? São duas castas diferentes?
Muito obrigada pela sua ajuda:)

@Jessica, é possível que a palavra maís esteja presente no contexto da botânica, por exemplo, mas no dia-a-dia não a usamos de todo, na minha experiência. Até onde sei, também simplesmente usamos a palavra milho no geral, sem distinção entre grosso ou fino.

1 Like

OK entendi. Obrigada Joseph:)

Hi, Jessica!
Maybe this will give some clues, especially the third paragraph. I came across this in the Wikipedia article on “Milho”:

Etimologia

A palavra milho é oriunda do latim vulgar mĭlĭum , termo oriundo do numeral mil devido à quantidade de grãos em cada espiga. O termo milho é atestado antes mesmo da introdução da espécie Zea mays na Europa, pois denominava o que em língua castelhana se chama mijo e em português acabou por se chamar de milhete ou painço .[3]

Já o termo maís tem origem na Língua taína da ilha de Hispaniola, termo usado na língua portuguesa já no fim do século XX e atestado por António Galvão na sua famosa obra Tratado dos descobrimentos antigos, e modernos… de 1563.[4] De maís advém o termo maisena.

Em Portugal, no século XVIII, era conhecido por milho zaburro , milho grande, milho graúdo , milho maís , milhão , milho grosso e milho de maçaroca .[5]

As populações ameríndias do Brasil de língua tupi conheciam o milho por nomes como avati , auati e abati .[6]

1 Like

Muito obrigada pelas informações! Beijinhos

1 Like

Maíz es español, ¿no? Não acho que o maís (com o acento no i) exista em nenhuma das línguas.

Eu não sei… Vi a palavra num livro português.

A palavra existe, claro…