Confused about the verb "Dever"

Olá! Eu tento escrever esta questão sem a ajuda de DeepL (desculpe se houver erros!)

Fico confusa quando encontro ou uso o verbo “dever” em vários tempos verbais porque tem significados diferentes. Eu li algures (no dicionário de infopédia) que quando verbo é conjugado no presente ~ “must” em inglês (ter de/precisar de/uma obrigação) mas quando o verbo é conjugado no condicional ou imperfeito ~ “should”? Isto é verdade?

Just in case what I wrote above was completely wrong :smiling_face_with_tear: : I’m confused about the different meanings of “dever” especially when used in different tenses. I read somewhere that if it’s in the present tense it means “must” or an obligation, while if it’s in the imperfect/conditional it means “should”, like a suggestion. If this isn’t true, could you please help me sort out all the different meanings/uses of dever?
Ex. "deve ficar em casa " = you must stay at home OR you should stay at home?

Also, what does dever in the past tense mean?

Thank you so much! I’m genuinely very confused.

Na minha opinião (e basta esperar que Joseph lhe dê a resposta certa), ao contrário do que acontece em espanhol (com Deber y Tener Que) Dever e Ter De não são completamente sinónimos e Dever já é um pouco mais suave do que Ter De. Assim, enquanto Tenho De… = I Must, Devo… já está mais próximo de: I Should. Não sei até que ponto Devia (ou Deveria) é ainda mais suave ou não. Julgo que o Ter Que também é considerado menos forte do que o Ter De.

Não quero desviar esta conversa, mas é importante distinguir as diferenças fundamentais entre “ter de” e “ter que”:

Obrigado Paul, muito útil. Eu falava espanhol razoavelmente antes do português e, mesmo agora, muitas vezes caio em espanholismos. (¡Tengo que desistir de eso!)

Também queria adicionar, que o Ciberdúvidas é sempre a primeira (e última) parada para esclarecer dúvidas!

@bettinatc, escreveste bem em português :slight_smile:
Por defeito, dever indica uma recomendação ou probabilidade, enquanto ter indica uma obrigação. No entanto, em contextos em que o que é dito/escrito tem valor normativo implícito, é comum usar-se dever com o mesmo valor de ter. A intenção é realmente suavizar o discurso, como o @samarang sugeriu, mas sem lhe retirar o valor vinculativo.

Alguns exemplos:

  • O Tiago não foi ontem? Coitado, devia estar cansado. → Tiago didn’t go yesterday? Poor guy, he was probably tired. (probabilidade)
  • Tenho de visitar a Maria um dia destes. Devo ir para a semana. → I have to visit Maria one of these days. I’ll probably go next week. (probabilidade)
  • Devias ir já amanhã. → You should go tomorrow already. (recomendação)
  • Casos confirmados deverão permanecer em quarentena 10 dias. → Confirmed cases must remain in quarantine for 10 days. (obrigação)

Portanto, é sempre uma questão de contexto, em que o valor de obrigação depende do que está a ser discutido e da autoridade de quem está a dar a indicação - não há uma interpretação fixa.

Por regra, o valor de obrigação só se verifica em frases formuladas no presente ou futuro, enquanto os valores de probabilidade e recomendação podem surgir no presente, futuro ou pretérito imperfeito. Dever não pode ser usado como verbo modal no pretérito perfeito.

1 Like