Olá! Eu tento escrever esta questão sem a ajuda de DeepL (desculpe se houver erros!)
Fico confusa quando encontro ou uso o verbo “dever” em vários tempos verbais porque tem significados diferentes. Eu li algures (no dicionário de infopédia) que quando verbo é conjugado no presente ~ “must” em inglês (ter de/precisar de/uma obrigação) mas quando o verbo é conjugado no condicional ou imperfeito ~ “should”? Isto é verdade?
Just in case what I wrote above was completely wrong : I’m confused about the different meanings of “dever” especially when used in different tenses. I read somewhere that if it’s in the present tense it means “must” or an obligation, while if it’s in the imperfect/conditional it means “should”, like a suggestion. If this isn’t true, could you please help me sort out all the different meanings/uses of dever?
Ex. "deve ficar em casa " = you must stay at home OR you should stay at home?
Na minha opinião (e basta esperar que Joseph lhe dê a resposta certa), ao contrário do que acontece em espanhol (com Deber y Tener Que) Dever e Ter De não são completamente sinónimos e Dever já é um pouco mais suave do que Ter De. Assim, enquanto Tenho De… = I Must, Devo… já está mais próximo de: I Should. Não sei até que ponto Devia (ou Deveria) é ainda mais suave ou não. Julgo que o Ter Que também é considerado menos forte do que o Ter De.
Obrigado Paul, muito útil. Eu falava espanhol razoavelmente antes do português e, mesmo agora, muitas vezes caio em espanholismos. (¡Tengo que desistir de eso!)
Também queria adicionar, que o Ciberdúvidas é sempre a primeira (e última) parada para esclarecer dúvidas!
@bettinatc, escreveste bem em português
Por defeito, dever indica uma recomendação ou probabilidade, enquanto ter indica uma obrigação. No entanto, em contextos em que o que é dito/escrito tem valor normativo implícito, é comum usar-se dever com o mesmo valor de ter. A intenção é realmente suavizar o discurso, como o @samarang sugeriu, mas sem lhe retirar o valor vinculativo.
Alguns exemplos:
O Tiago não foi ontem? Coitado, devia estar cansado. → Tiago didn’t go yesterday? Poor guy, he was probably tired. (probabilidade)
Tenho de visitar a Maria um dia destes. Devo ir para a semana. → I have to visit Maria one of these days. I’ll probably go next week. (probabilidade)
Devias ir já amanhã. → You should go tomorrow already. (recomendação)
Casos confirmados deverão permanecer em quarentena 10 dias. → Confirmed cases must remain in quarantine for 10 days. (obrigação)
Portanto, é sempre uma questão de contexto, em que o valor de obrigação depende do que está a ser discutido e da autoridade de quem está a dar a indicação - não há uma interpretação fixa.
Por regra, o valor de obrigação só se verifica em frases formuladas no presente ou futuro, enquanto os valores de probabilidade e recomendação podem surgir no presente, futuro ou pretérito imperfeito. Dever não pode ser usado como verbo modal no pretérito perfeito.