As pessoas mais velhas conseguem aprender uma nova língua?

Uma amiga da minha mulher disse-a que não é posível aprender uma nova língua depois a idade dos 12 anos. Eu penso, o que raio! Eu tenho 69 anos. E tenho um grande desejo de aprender português. Talvez o que ela disse tem um pouco verdade. Talvez ela é cheio de m…! Mesmo que é um pouco verdade, a minha resposta são trés pontos:

  1. Não desista.
  2. Esforça-se mais.
  3. Usa o PracticePortuguese.com
2 Likes

Tem razão, a amiga só diz disparates! Aprendi alemão em adulto e falo-o fluentemente, e falo também várias outras línguas a um nível intermédio. Os adultos aprendem de forma diferente das crianças, mas sim, podem aprender. Querer é poder!

4 Likes

As suas palavras deixam-me muito feliz. Obrigado.

1 Like

Concordo completamente contigo. Como alguém agora na terceira idade (como se diz aqui das pessoas com mais de 65) que chegou a Portugal há 7 anos com pouca confiança na fala e inabilidade de ler muito, agora, apesar de ainda ter muito para aprender, consigo falar com pouca vergonha e ler os clássicos português. (Usar o Practice Portuguese, o DEEPL, ler os clássicos, e praticar ajudam muito).

6 Likes

A terceira idade! Não conhecia esta expressão, mas faz sentido! Obrigado pela sua resposta.

2 Likes

Concordo. Tenho 81 anos. Há cinco anos estou a aprender português com Practice Portuguese. Acabei a mudar dos EUA para Vila Nova de Cerveira na mes passada e posso conversar com muitas pessoas sem grande dificuldade. (Embora faço erros, eles entendem mais ou menos.)

4 Likes

Que bom! O senhor é uma inspiração! Obrigado pela sua resposta.

2 Likes